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Ifes ofertará curso de gestão pública da cultura em parceria com o MinC e a Secult

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2016, 19h20 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2016, 19h20

Formação é voltada para gestores públicos e está prevista para acontecer em 2017.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai ofertar, em 2017, o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A formação é voltada para gestores públicos e conselheiros culturais, além de agentes e produtores da área. Serão ofertadas 200 vagas, divididas em duas turmas.

A parceria foi firmada no início de novembro e destinará mais de R$ 303 mil ao Ifes por meio de repasse descentralizado do MinC. A previsão é de que o edital seja lançado no final de dezembro ou início de 2017. O objetivo do curso é formar gestores públicos, conselheiros e agentes culturais com vistas à implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura Espírito Santo, além de desenvolver competências para gestão de políticas que valorizem as culturas locais e regionais do Estado.

As aulas serão semipresenciais e seguirão grade curricular dividida em três eixos: política pública de cultura; cultura, diversidade e desenvolvimento; e planejamento e gestão da política pública. A carga horária total é de 200 horas. Os interessados em participar deverão ter ensino médio completo, conhecimento básico de informática e acesso à internet.

Para o secretário de Cultura e Difusão do Ifes, Eglair Carvalho, o anúncio da oferta do curso pelo Ifes sinaliza um reconhecimento do trabalho da secretaria, e da instituição como um todo, por parte do MinC. “Institucionalmente, a minha expectativa é de que esse curso permita a aproximação dos Núcleos de Arte e Cultura do Ifes (NACs) com as políticas culturais municipais e regionais, e que tenhamos oportunidade de mostrar os trabalhos que desenvolvemos no Ifes – como as Indicações Geográficas, Incubadora e Editora, por exemplo – durante os seminários que teremos”, comentou.

Os NACs serão apoiadores do curso. Em quatro deles haverá encontros regionais dos participantes da formação. Além disso, estão previstas duas jornadas estaduais incluindo os participantes e parceiros.

Programa nacional

A oferta do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura faz parte do Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais, desenvolvido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional (Sadi). A iniciativa acontece desde 2009.

Desde então, diversos projetos já foram realizados por todas as regiões do Brasil, contemplando os estados de Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pará, Roraima, Acre, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é o instrumento criado pelo Ministério da Cultura para gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre União, estados, municípios e a sociedade civil.

*Com informações do MinC.

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Assunto(s): minc , cultura , gestão pública , curso
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