Dezoito graduações do Ifes recebem estrelas no Guia do Estudante Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Dezoito graduações do Ifes recebem estrelas no Guia do Estudante
Início do conteúdo da página

Dezoito graduações do Ifes recebem estrelas no Guia do Estudante

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 17h34 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2017, 17h34

Foram avaliados 8 cursos a mais que no ano passado, e Ifes teve a primeira nota máxima: Química, do Campus Vila Velha.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve 18 cursos de graduação avaliados pelo Guia do Estudante (GE), que faz anualmente avaliações de cursos no Brasil e lança a publicação GE Profissões Vestibular. O número de graduações do Instituto que receberam estrelas este ano aumentou – ano passado, foram 10 cursos. Outra novidade foi a primeira nota máxima atribuída: 5 estrelas para a Licenciatura em Química, do Campus Vila Velha.

Receberam 4 estrelas os cursos de Ciências Biológicas, de Alegre; e Engenharia Elétrica, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Matemática, do Campus Vitória. Com 3 estrelas ficaram: Licenciatura em Química, de Aracruz; Engenharia de Minas, de Cachoeiro; Engenharia de Produção e Licenciatura em Física, de Cariacica; Ciências Agrárias e Sistemas de Informação, de Colatina; Agronomia e Ciências Biológicas, de Santa Teresa; Engenharia Mecânica, de São Mateus; Engenharia de Controle e Automação e Sistemas de Informação, da Serra; e as engenharias Metalúrgica e Sanitária e Ambiental, de Vitória.

A avaliação é feita a partir de pesquisa de opinião com professores e coordenadores de curso. A pesquisa é realizada por meio questionário com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas. Os dados do questionário passam por um grupo de avaliadores que, a partir das respostas, emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Nem todos os cursos das instituições de ensino são avaliados. O levantamento dos cursos que serão analisados tem início com a atualização dos dados feita pelas instituições, que incluem os cursos que serão ofertados no próximo processo seletivo. Para ser avaliado, um curso deve preencher alguns pré-requisitos, como ter a titulação de bacharelado; ser presencial; ter turma em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo, entre outros.

Este ano, o guia GE Profissões Vestibular passará a circular nas bancas em meados de outubro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página