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Diretoria de Planejamento realiza primeiro evento para avaliação de riscos institucionais

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 14h22 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 14h22

Evento será focado na gestão de riscos que envolvem todo o processo de contratação de serviços de manutenção e limpeza.

A Diretoria de Planejamento do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) reunirá, nos próximos dias 18 e 19 de outubro, na Fábrica de Ideias, especialistas de toda a instituição com conhecimento, competência e experiência em elaboração de editais, contratação, pagamento e fiscalização de contratos de serviços de manutenção e limpeza. O objetivo é realizar a gestão de riscos da área, dentro do contexto da Política de Gestão de Riscos, Governança e Controle Interno do Instituto.

Na oportunidade serão realizadas as seguintes etapas: identificação dos riscos, análise de criticidade, proposta de processos ou atividades para controlar as causas dos riscos, proposta de processos ou atividades para minimizar os impactos dos riscos; e definição de “accountabilities” e “responsibilities” dos gestores de riscos. Depois de consolidadas as sugestões, haverá a divulgação institucional dos resultados do evento. A planilha final deverá será anexada, como um documento, aos processos de contratação ao serem enviados aos procuradores e Auditoria Interna.

O diretor de Planejamento do Ifes, Elton Siqueira Moura, explica que a partir de agora contratos, projetos de cursos e processos em geral devem apresentar o plano de riscos. “Fazer a gestão de riscos para contratos, projetos de cursos e processos como um todo é uma obrigação legal. Vamos fazer aos poucos, mas todas as renovações de contratos já devem conter os planos de riscos, segundo orientação da procuradoria do Ifes”, destaca. De acordo com o diretor, os próximos eventos para avaliação de riscos serão definidos pelo Colégio de Dirigentes.

Também participarão das reuniões representantes da Assessoria de Comunicação do Ifes ou das coordenadorias de comunicação dos campi da instituição. “Os setores de comunicação são responsáveis por fazer a gestão das crises de imagem, que ocorrem caso os riscos não sejam controlados da forma adequada. Por isso, é importante que estejam cientes de todo o processo”, afirma Elton.

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