Café conilon capixaba surpreende júri internacional Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Café conilon capixaba surpreende júri internacional
Início do conteúdo da página

Café conilon capixaba surpreende júri internacional

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 16h51 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 15h34

Prova do café foi realizada no Campus Venda Nova para grupo de jurados que participou do Cup of Excellence, na última semana.

Vinte e quatro amostras de café conilon, produzidas nas regiões Sul, Noroeste e Centro-Serrana do Espírito Santo, foram degustadas e caracterizadas por um grupo de jurados internacionais no Campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no 1º Cupping Promocional do Café Conilon. O evento foi realizado em parceria com o Sicoob-ES e aproveitou a presença dos jurados que participaram do concurso internacional Cup of Excellence, realizado no campus na última semana.

A prova dos cafés aconteceu na segunda-feira (23). Treze jurados de lugares como China, Taiwan, Bulgária, Colômbia, México, Noruega, Estados Unidos e Japão, além de dois brasileiros, caracterizaram os cafés de acordo com sabor, doçura, corpo, acidez. “Eles não tinham ideia do potencial do conilon, da qualidade desse café”, explicou o professor do Ifes Lucas Louzada, que participou da comissão organizadora dos eventos e coordena o Laboratório de Análise e Pesquisa em Cafés (Lapc) do campus.

Sílvio Leite, um dos jurados e referência em classificação de cafés, enfatiza que o conilon especial capixaba surpreendeu pela qualidade. Segundo o especialista, os jurados tiveram uma impressão bastante positiva quanto à produção do Espírito Santo.

Segundo Lucas, todos os cafés apresentados são processados com a mesma tecnologia do arábica, que tem alto valor no mercado internacional. “A conclusão é que o conilon pode ser ofertado pelo mundo, sem ser misturado com o arábica, como acontece geralmente. É uma experiência extremamente positiva do ponto de vista da visibilidade para os cafés capixabas e para as pesquisas do Instituto”, apontou o professor.

Além do cupping da segunda-feira, os jurados puderam conhecer fazendas produtoras, na terça-feira (24), nas cidades de Colatina, Santa Teresa e São Domingos do Norte. “Eles viram no campo o que provaram na xícara, perceberam o potencial que o Estado tem na produção dos cafés de qualidade”, avaliou o professor Aldemar Polonini, que também auxiliou na organização dos eventos.

O café conilon corresponde a cerca de 80% da produção capixaba, segundo Bento Venturim, presidente do Sicoob-ES. “O evento possibilitou que produtores do Estado sejam reconhecidos pelo mercado nacional e internacional, incentivando-os ao aperfeiçoamento da qualidade do fruto”, ressaltou.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Sicoob-ES (Vera Caser Comunicação).

registrado em:
Fim do conteúdo da página