Ifes terá estande e palestras no TecnoAgro Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes terá estande e palestras no TecnoAgro
Início do conteúdo da página

Ifes terá estande e palestras no TecnoAgro

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 14h49 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 17h37

Evento é gratuito e acontece na Arena Shopping Vitória, nos dias 24 e 25 de novembro.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participa, nos próximos dias 24 e 25 de novembro, do evento TecnoAgro, voltado para produtores rurais e entidades fomentadoras do agronegócio e suas tecnologias no Estado. A programação, que acontece na Arena Shopping Vitória, inclui palestras, estandes, produtos típicos, feira orgânica e atrações musicais. O evento é gratuito e aberto ao público.

A participação da instituição acontecerá por meio de palestras feitas por servidores e de um estande de 45m², com a apresentação de projetos de alguns campi. Entre os palestrantes, está o professor do Campus Venda Nova do Imigrante Aldemar Polonini Moreli, que ministrará a palestra “Pós-colheita de café: experiências de sucesso para cafés de qualidade superior”, na sexta-feira (24), das 16 horas às 17 horas, no auditório 1.

No sábado (25), haverá também a palestra do diretor-geral do Campus Montanha, André Sampaio, que tem como tema “Indicação geográfica de produtos tradicionais: um caso da carne de sol” e acontece das 14 horas às 15 horas, no auditório 3. No mesmo horário, no auditório 2, o professor Nilson Nunes Morais Júnior, do Campus Itapina, fala sobre “Inovações tecnológicas na pecuária leiteira”. Para participar das palestras, os interessados devem se inscrever no site do TecnoAgro.

Estande
No estande do Ifes, que estará aberto a visitação durante todo o evento, a instituição apresentará projetos dos campi de Alegre, Itapina e Montanha. O Campus de Alegre fará uma degustação de cafés que são produzidos em propriedades atendidas pela Caparó Jr, empresa júnior do campus. O orientador da Caparó Jr, João Batista Pavesi, conta que serão apresentadas cerca de seis marcas. “Teremos alguns cafés premiados e também levaremos o contato dos produtores para que as pessoas possam adquirir os produtos posteriormente”, afirma.

Já o Campus Montanha apresentará o Irrigâmetro, um aparelho capaz de avaliar a quantidade de água necessária para a irrigação de culturas, a partir de dados sobre a transpiração das plantas. O diretor-geral do campus, André Sampaio, explica que a tecnologia, desenvolvida pela Universidade Federal de Viçosa, foi utilizada para promover extensão tecnológica no município e região, por ser simples, prática e eficiente no manejo hídrico das culturas. Hoje ela é utilizada por quatro produtores rurais que se baseiam no aparelho para promover a irrigação de suas lavouras com acompanhamento de dados pelo Ifes. “São produtores de café e pimenta do reino, mas a tecnologia pode ser aplicada a qualquer cultura. Ainda não é comum porque os produtores rurais não têm conhecimento de que isso já é possível”, explica.

O Campus Itapina levará seis projetos: Irriga Fértil, um filtro para irrigação que já possui protótipo registrado por patente; Easy Milk, um balde dosador que mede automaticamente a quantidade de leite para bezerros leiteiros; Irriga Tec, um aparelho que controla a irrigação fazendo um monitoramento da umidade do solo, minimizando o desperdício de água; Thermal, um escamoteador automatizado para manutenção da temperatura adequada para leitões, com menor gasto de energia; e ChedControl, aparelho que realiza um monitoramento das condições ambientais de galpões de avicultura e automatização dos sistemas de resfriamento.

A coordenadora de Extensão do campus, Larissa Haddad Souza Vieira, comenta sobre a escolha dos projetos. “O Irriga Fértil é o único projeto que não é protótipo, já é a tecnologia que pode ser utilizada pelos produtores. Os demais são projetos bem desenvolvidos em termos de protótipos, registro de patente, entre outros aspectos. Nossos alunos vão mostrar aos produtores como funcionam e como estão as pesquisas sobre os assuntos”, destaca.
O evento é uma realização de A Gazeta, com o apoio do Ifes; do Centro do Comércio de Café de Vitória; do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sabrae); Selita, Frisa, entre outros.

A programação completa do evento também pode ser acessada no site do TecnoAgro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página