Procuradores educacionais da Rede Federal participam de capacitação sobre Plataforma Nilo Peçanha
Treinamento aconteceu durante o encontro nacional dos procuradores no Campus Cariacica.
Uma das atividades previstas na programação do IX Encontro Nacional dos Procuradores Educacionais Institucionais foi a capacitação sobre a Plataforma Nilo Peçanha, realizada na sexta-feira (21) e voltada exclusivamente aos procuradores que atuam nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Criada em 2018, a Plataforma Nilo Peçanha é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas da Rede Federal. Reúne informações sobre as unidades que a compõem, cursos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de dados financeiros. Essas informações embasam o cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.
A capacitação “Modelos matemáticos e disseminação dos indicadores” foi ministrada por Weber Tavares da Silva Júnior, coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). Além de apresentar a plataforma aos novos procuradores educacionais, o treinamento apresentou eventuais ajustes e as novidades do sistema. Entre as novidades estão a ampliação do prazo para preenchimento, nova etapa de validação dos dados para que procuradores e reitores possam identificar eventuais equívocos, além de três novos indicadores: cotas; ocupação e verticalização, que estarão disponíveis no sistema a partir de março de 2020.
A capacitação buscou ainda ressaltar o caráter colaborativo da plataforma Nilo Peçanha. “A plataforma não é um sistema do MEC, é um sistema da Rede Federal. A ferramenta é construída a partir dos dados fornecidos pela própria Rede e todos nós, Setec e Rede, somos responsáveis pelo preenchimento dos dados”, afirma Weber.
Encerramento
Na sexta-feira (18) também foi o último dia do encontro, que reuniu cerca de 130 procuradores institucionais de todo o país. No encerramento foi aprovada a atualização do regimento interno do Colégio de Procuradores Educacionais Institucionais das Instituições Públicas de Ensino Superior (Copi – Ipes).
Foi definido o local do próximo encontro: será na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com data prevista para 20 a 22 de outubro de 2020. E também foi discutido o conteúdo da Carta de Vitória, que defende, entre outros pontos, a relevância das estatísticas educacionais, a confluência dos diversos sistemas de informação, o papel dos procuradores educacionais frente à produção de estatísticas educacionais e o Fórum de procuradores da Rede.
Redes Sociais