Mais de 400 trabalhos de pesquisa são apresentados na III Jornada de Integração
Apresentações aconteceram em forma de pôsteres ou orais, nos dois dias de evento.
Estudantes pesquisadores de todos os campi do Ifes apresentaram trabalhos de pesquisa na III Jornada de Integração da instituição. Ao todo, foram 449 trabalhos de diferentes áreas temáticas. A Jornada de Iniciação Científica, que é parte do evento, mas já acontece há 14 anos, é o momento em que bolsistas apresentam os resultados dos seus trabalhos. O evento também contou com apresentações de trabalhos do Incaper.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, André Romero da Silva, destacou a importância de melhorar a capilaridade da pesquisa. “O Ifes tem buscado envolver o interior do estado nas atividades de pesquisa. Realizar este evento aqui em Alegre proporciona um intercâmbio importante entre alunos de várias regiões, possibilitando contatos e vivências muito diferentes”, avaliou.
Veja abaixo alguns dos projetos apresentados por estudantes do Ifes:
Roberta Gangá, estudante de Agronomia Campus Itapina
Estudou os efeitos da utilização do glifosato, o agrotóxico mais vendido no mundo, em mudas de Café Conilon. A estudante relatou que foram feitos diversos testes com dosagens diferentes para avaliar tanto a degradação da planta, como a degradação do solo. Ccomo resultados, a pesquisa apresentou que a substância tem efeito positivo para controle das plantas, sem apresentar qualquer tipo de dano.
Caroline Cardoso, estudante de Administração do Campus Montanha
Estudou como acontecem as múltiplas jornadas de trabalho entre as servidoras do campus onde estuda. Ela aplicou questionários que foram respondidos por servidores e servidoras do campus a respeito das responsabilidades diárias de ambos os gêneros. Como resultados, a estudante levantou que 92% das mulheres assumem diversas jornadas; no grupo masculino, a porcentagem é menor, 72%.
“Meu objetivo com esse estudo é ajudar a desconstruir a ideia de que a mulher é a única responsável pelos afazeres, principalmente domésticos. Precisamos buscar a equidade, homens e mulheres devem ter os mesmos papeis e responsabilidades”, afirmou.
Guilherme Gonçalves Alvarez, estudante do Campus Cachoeiro
O estudante pesquisou como a língua e a linguagem influenciam a construção do indivíduo. “Por meio da análise de bibliográfica de diversos autores como Stuart Hall e Zygmunt Bauman, entre outros, pude chegar a conclusão de que a língua e a linguagem atuam na formação do indivíduo, não só na primeira infância, mas em toda a vida. Isso significa dizer que todos os livros que a pessoa lê durante a vida contribuem para a sua formação como indivíduo”, afirmou o estudante.
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