Extensionistas do Ifes apresentam programas e projetos na III Jornada de Integração
Participantes apresentaram seus trabalhos por meio de rodas de conversas e exposição em estandes.
Extensionistas de todo o Ifes levaram as experiências desenvolvidas com a comunidade para a III Jornada de Integração da instituição, que aconteceu nos últimos dias 22 e 23 , no Campus de Alegre. Ao todo, foram apresentados 67 projetos nas áreas temáticas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Saúde.
A Pró-reitoria de Extensão, por meio da Secretaria de Cultura e Difusão, também articulou junto com o Campus de Alegre, as apresentações de arte e cultura que aconteceram durante os dois dias de evento. "A maior parte das atrações que aconteceram são do campus, e elas têm o objetivo de envolver e divertir os participantes. Mas é importante destacar que a cultura é transversal e permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão que acontecem no dia a dia das pessoas", destacou Niciane Estevão Castro, responsável pela secretaria.
Para o pró-reitor de Extensão, Renato Tannure, o evento é importante para apresentar as diversas realidades presentes no Ifes, uma instituição capilarizada. "Conhecendo os nossos pares e os trabalhos desenvolvidos por eles em áreas tão distintas fortalecemos nossa identidade como rede. Esse evento também tem a função de discutir a nossa integração com as realidades sociais internas e com a própria sociedade", afirmou.
Veja alguns trabalhos de Extensão apresentados na jornada:
BioTV Interativa
O projeto do Campus de Alegre, que foi vencedor do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2019 na categoria Ensino Superior, tem o objetivo de dar um novo uso para TVs ou monitores antigos, promovendo educação ambiental em escolas, lares de idosos, abrigos…A estudante Simone Carvalho explicou que, nas escolas, as crianças acompanham a montagem. "Dentro da carcaça é colocada uma caixa de vidro, as pedras, a água os peixes. Eu fico muito feliz de ver a reação deles e poder contribuir para o meio ambiente”, contou.
STEM
Método científico, ensino de línguas e resolução de problemas. É o que propõe os estudantes do Campus São Mateus, dentro do projeto STEM. As atividades do projeto utilizam uma abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) voltada ao ensino STEM (Science, Technology, Engineer and Math).
A estudante Giovana Moreira explicou que os alunos têm a oportunidade de melhorar suas habilidades com a língua inglesa aprendendo sobre questões que envolvem ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Rodas de Conversa
Ao longo do evento, a Extensão também realizou rodas de conversas temáticas. "A ideia é que pessoas com trabalhos nas mesmas áreas conheçam outras experiências e dividam suas vivências. Nesse momento temos muito claro o protagonismo estudantil, que é uma das diretrizes da extensão", explicou Célio Maioli, coordenador do Paex.
Melhores ações de extensão têm bolsas renovadas
As ações de Extensão “BioTV Interativa”, do Campus de Alegre, e “Programa do Núcleo Incubador de Barra de São Francisco” venceram a votação popular de melhores ações de Extensão da Jornada de Integração. O grupo terá como prêmio a renovação da bolsa de extensão. Caso as ações não tiverem continuidade em 2020, a bolsa será direcionada aos próximos lugares na votação.
Redes Sociais