Núcleos de Arte e Cultura do Ifes compartilham experiências e propostas para a área
Encontro reuniu representantes dos núcleos no Campus Cariacica.
Trocar experiências e discutir perspectivas para o futuro: essas foram as ações que nortearam o I Encontro dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Campus Cariacica, o evento reuniu representantes dos NACs e da Secretaria de Cultura, vinculada a Pró-Reitoria de Extensão do Ifes.
A abertura contou com a apresentação da banda NeoMozart, formada por estudantes do Campus Cariacica; além de uma roda de conversa com o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha; o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure; e a coordenadora do NAC do Campus Colatina, Lilia Márcia Lourete. Na sexta-feira (8), foi a vez do reitor do Ifes, Jadir Pela, participar da roda de conversa sobre as perspectivas futuras dos núcleos de arte e cultura. O debate contou com o pró-reitor de Extensão do Ifes e com o coordenador do NAC do Campus Nova Venécia, Ademir Adeodato.
Ademir contou um pouco da experiência do NAC do Campus Nova Venécia e todo o planejamento realizado para implementação do núcleo. Ele explica que o primeiro passo para envolver a comunidade interna e externa nas ações foi “desvincular a visão de arte como dom, mas como linguagem socialmente construída, sendo assim socialmente aprendida”. Uma das primeiras ações foi justamente com a oferta de cursos e oficinas na área da música.
“O ensino de artes é fundamental para concretizar ações formativas que têm grande impacto, especialmente quando as comunidades são envolvidas”, disse Renato Tannure. Ele contou um pouco dos projetos na área de cultura já desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão e destacou a importância do trabalho em rede para institucionalizar os projetos desenvolvidos pelos NACs.
O reitor de Ifes destacou que, historicamente, a instituição promove atividades artísticas, desde os tempos da Escola Técnica de Vitória, como a banda marcial. Ele incentivou ainda a criação de uma política para a área de arte e cultura. “O caminho mais adequado nesse momento é ter um plano para a arte e a cultura do Ifes, observando a situação em cada campus, e construir uma política para a área”, afirmou. O reitor propos ainda a organização de um evento com atrações artísticas e culturais do Ifes, nos mesmos moldes dos Jogos Estaduais do Ifes (Jifes).
Além das rodas de conversa, o encontro contou ainda com relatos de experiências e workshops. No final do evento, os representantes dos NACs participaram da plenária final, que definiu, entre outros encaminhamentos, a realização de um evento anual na área de arte e cultura que envolva todo Instituto e a discussão de uma Política Cultural do Ifes, bem como a realização do II Encontro dos NACs em 2020.
Redes Sociais