Cultura no Ifes: ensino e artes plásticas compartilham espaço na comunidade escolar
Conheça um pouco mais sobre os projetos que envolvem artes plásticas no Ifes.
As artes são formas de expressão que complementam a linguagem verbal, responsáveis por ampliar a nossa capacidade perceptiva, crítica e lúdica. Na educação, durante o seu processo de conhecimento, além de envolver a inteligência e o raciocínio, a arte também desenvolve o lado afetivo e emocional, que quase sempre estão fora do currículo escolar tradicional.
Dentro do papel principal da arte, as artes plásticas são desenvolvidas por meio do manuseio de diversos tipos de materiais. Isso torna o seu processo de conhecimento ainda mais concreto e a sua experiência mais acessível, já que é possível experimentá-la a partir do uso de materiais comuns do dia a dia, como papel e tinta, por exemplo.
Pensando nisso, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tem buscado desenvolver ações que valorizam a prática das artes plásticas nos seus campi, integrando ainda mais os seus estudantes a esse universo. Para a professora de Artes do Campus Venda Nova do Imigrante, Kenia Olympia Fontan, os projetos vem trazendo resultados positivos para a comunidade escolar. “As atividades são uma oportunidade de vivenciar algo que aparentemente está longe da realidade dos estudantes. Quando trazemos o artista e a oportunidade da experimentação, eles passam a valorizar mais esse tipo de expressão e sensibilizam o seu olhar sobre o mundo,” conta.
Conheça um pouco mais sobre os projetos que envolvem artes plásticas no Ifes:
Campus Cachoeiro de Itapemirim
O Campus Cachoeiro de Itapemirim desenvolveu o projeto "Doce terra em que nasci”, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). A iniciativa fez parte do projeito “Cachoeiro: conhecer para valorizar”, do professor Roberto Carlos Farias de Oliveira, que visa aliar educação, arte e cultura. No mês de maio deste ano, 53 estudantes do 4º ano dos cursos técnicos integrados em Eletromecânica e em Informática fizeram uma visita aos centros culturais da cidade, a fim de conhecer um pouco mais da história e da arte do município.
Promovido pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), juntamente com os alunos do 4º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o Campus Cachoeiro realizou ainda o I Salão de Artes Visuais entre os dias 4 de outubro e 8 de novembro de 2019. O evento aconteceu na biblioteca do campus e teve como objetivo estimular a produção e a pesquisa artística em arte moderna e contemporânea; divulgar a produção dos artistas da comunidade interna e externa; e contribuir para democratização, a circulação, o registro e o acesso à arte e a cultura na região. Foram contemplados 8 artistas e 16 obras com temática livre feitas como desenho, pintura, escultura, técnica mista e colagem, obedecendo aos critérios do edital-convite.
Campus Linhares
Durante o primeiro semestre de 2019, os estudantes do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio desenvolveram um estudo sobre a Arte Naif na disciplina de Artes. O termo é utilizado para definir um estilo artístico marcado pela ausência das técnicas usuais de representação e pela visão ingênua do mundo. Além de aprender sobre esse estilo e conhecer seus principais artistas, os estudantes produziram telas de pintura que reproduziram algumas das obras estudadas ou criaram obras originais. Em seguida, os trabalhos realizados foram expostos no campus.
Já os estudantes do Técnico em Automação Industrial Integrado desenvolveram, ao longo do primeiro semestre de 2019, diversas atividades relacionadas ao projeto de pesquisa “Cultura Visual e Mundo do Trabalho”, na disciplina de Artes. Eles realizaram pesquisas e análises de imagens da cultura visual, que engloba não apenas obras de arte convencionais mas também aquelas do cotidiano midiático, como games, publicidade, redes sociais e televisão. O objetivo principal do projeto foi perceber como o trabalho é representado na cultura visual, ampliando as relações entre escola e mundo do trabalho. Os alunos produziram ainda cartazes, produções escritas e objetos artísticos voltados aos temas relacionados, criando representações visuais sobre trabalho. Todo o material produzido gerou a exposição Cultura Visual e Mundo do Trabalho, realizada em junho, no próprio campus.
O campus ofereceu também, ao longo do segundo semestre de 2019, uma oficina de grafite, visando o aprendizado teórico e prático dessa linguagem artística. Foram realizadas várias etapas que envolveram pesquisa, criação de grafite com estêncil, uso de tintas spray e conhecimento do trabalho de alguns grafiteiros.
Como parte das ações relacionadas a campanha nacional “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio, o Núcleo de Arte e Cultura do Campus Linhares promoveu um intervalo musical e uma oficina de cartazes. O objetivo da oficina era debater sobre o assunto e criar materiais visuais que foram expostos no campus, lembrando da campanha e promovendo reflexão junto aos estudantes.
Campus Piúma
O Campus Piúma desenvolve uma oficina de desenho para a comunidade externa. O projeto tem como objetivo aprimorar as técnicas de desenho e pintura dos participantes de acordo com os seus interesses. A ação tem apoio do Núcleo de Arte e Cultura do campus e podem participar crianças a partir de 8 anos de idade.
O campus também promoveu uma exposição de arte a partir dos estudos em fotografia. A ação foi realizada pelos estudantes do 2º ano dos cursos técnicos e teve como inspiração os fotógrafos Sebastião Salgado e Cláudia Andujar. Eles foram orientados a fotografar temas relacionados ao meio ambiente, conservação, degradação e valorização, além de destacar indivíduos que são esquecidos pela sociedade. O objetivo da exposição foi utilizar a arte como meio de transformação social, além de incentivar e valorizar o talento dos estudantes na comunidade escolar. Os materiais produzidos foram expostos no Campus Piúma e também em meio virtual, por meio de blogs criados pelos alunos.
Campus Venda Nova do Imigrante
Coordenadas pela professora de Artes Kenia Olympia Fontan Ventorim, o campus realizou exposições artísticas abertas ao público. Algumas técnicas e temas foram utilizados como pano de fundo para as produções. Em “Desenhos luz e sombra”, os alunos foram provocados a reproduzir uma imagem da história da arte usando a técnica aprendida a partir de aulas sobre o desenho e suas técnicas. Inspirados nas obras dos artistas contemporâneos brasileiros Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Luiz Zerbini, as turmas do 2º ano dos técnicos integrados elaboraram diversas obras conectando o estilo do artista e a temáticas do nosso tempo, que foram expostas na mostra coletiva “Releituras do nosso tempo”. Os estudantes também se inspiraram na instalação "Torre de babel" de Cildo Meireles para a exposição artística “Qual o "peso" que carrego por ser adolescente?”, em que a arte foi utilizada como possibilidade de expressão de todas as ideias e pontos de vista sobre situações vivenciadas pelos adolescentes.
O Campus Venda Nova ofereceu ainda uma aula na área de lazer do município para as turmas do 1º ano dos cursos técnicos integrados com o artista local Alexandre Altoé, que falou sobre seu trabalho como muralista. A partir dos conhecimentos adquiridos sobre o grafite e utilizando a técnica do estêncil e as latas de spray, os estudantes elaboraram seus próprios desenhos. Os estudantes produziram ainda, durante as aulas, intervenções artísticas nos espaços escolares. Foram desenvolvidos desenhos e colagens que dialogavam com os espaços do campus. As intervenções podem ser vistas nos perfis das turmas no Instagram: @d25fotos, @d26fotos, @d27fotos e @d28fotos.
Campus Vila Velha
O Campus Vila velha oferta oficinas de grafite anualmente, junto com a Semana de Ciência e Tecnologia, e aborda a mesma temática da Semana. Em 2019, o tema foi ““Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Antes da oficina, o Campus Vila Velha realizou um concurso de desenho com a temática da bioeconomia voltado a estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública. Foram recebidos 12 desenhos e os 3 melhores, escolhidos por uma banca de jurados, foram grafitados no muro.
A oficina de grafite foi ministrada pelos profissionais do Grafite, Nico e Art Oi, envolvendo cerca de 20 pessoas, sendo os autores do três desenhos e estudantes do 1º ano dos cursos técnicos integrados do Campus Vila Velha. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do campus, Hiáscara Jardim, o objetivo da oficina é divulgar o conhecimento científico por meio da arte. “Os participantes aprendem um pouco sobre o grafite e também sobre a temática, já que precisam pesquisar sobre o tema para produzir os desenhos”, conta.
Cultura no Ifes
Os Núcleos de Arte e Cultura (NAC) são responsáveis por desenvolver localmente a política cultural do Ifes, através do reconhecimento da diversidade cultural e da multiplicidade de expressões culturais, propiciando a democratização do acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural. Presentes em 20 campi, os núcleos elaboram, executam, promovem, acompanham e apoiam a realização de ações de arte e cultura, em parceria com os demais setores do Ifes e a comunidade externa, promovendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Esta matéria faz parte de uma série de notícias promovidas pela Assessoria de Comunicação Social e pela Secretaria de Cultura e Difusão com objetivo de dar visibilidade as atividades culturais realizadas no Instituto. Já foram abordados teatro, festas multiculturais, música, audiovisual, literatura e cultura popular para que conheçam mais do que acontece no Ifes.
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