Ifes e SPU assinam contrato de “Guarda Provisória” a ser concedida ao Ifes para futura ocupação do Imóvel “Galpões do IBC”, em Jardim da Penha. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes e SPU assinam contrato de “Guarda Provisória” a ser concedida ao Ifes para futura ocupação do Imóvel “Galpões do IBC”, em Jardim da Penha.
Início do conteúdo da página

Ifes e SPU assinam contrato de “Guarda Provisória” a ser concedida ao Ifes para futura ocupação do Imóvel “Galpões do IBC”, em Jardim da Penha.

Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 16h15 | Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 10h19

Assinatura foi realizada nesta terça-feira (27).

O Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, e o Superintendente do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo (SPU/ES), Mauro Pavão Madureira, assinaram, nesta terça-feira (27), contrato de Guarda Provisória ao Ifes de parte da área dos Galpões do IBC, localizados em Jardim da Penha (Vitória). Essa ação garante o recebimento dessa área que se concretizará com o instrumento de destinação desse Imóvel como Cessão em Condições Especiais, a ser assinado no final do mês de maio, onde constará o prazo de posse de 20 anos para ocupação por parte do Ifes.

A Guarda Provisória é um instrumento utilizado pela SPU para garantir a cessão de um imóvel da União ao Órgão que o receberá por intermédio de uma outra modalidade de utilização. Como esse Imóvel ainda está parcialmente ocupado por outros órgãos e para garantir a sua proteção e manutenção até o recebimento oficial dos galpões, a SPU resolveu autorizar que o Ifes assuma a instalação da área, antes de finalizado o processo de cessão.

A negociação da cessão dos Galpões do IBC  iniciou em 2020 e contou com apoio parlamentar da Senadora Rose de Freitas no acompanhamento deste processo. A partir da assinatura do instrumento de destinação definitiva do imóvel como “Cessão em Condições Especiais”, o Ifes possuirá prazo de um ano para começar as obras necessárias para ocupação do imóvel e de três anos para iniciar o uso do espaço conforme levantamento de necessidades apresentado pela instituição à Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

O projeto apresentado pelo Ifes prevê a ocupação de uma área de mais de 23 mil metros quadrados. Nesse espaço, serão alocadas a Reitoria do Ifes, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e um Centro Tecnológico, que abrigará o Polo de Inovação, a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e a Incubadora, além de laboratórios multiuso e um espaço maker. 

Com a ocupação dos galpões, o Instituto deve economizar mais de R$ 3 milhões anuais, hoje utilizados para aluguel de espaços. “Esta assinatura é um marco histórico para o Ifes, pois nos posiciona em um outro patamar no ensino, pesquisa e extensão.”, explica o reitor. "Queremos que este espaço seja um ambiente de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo e inovação para o Espírito Santo", destaca.

registrado em:
Fim do conteúdo da página