Fórum debaterá gestão de resíduos sólidos no Espírito Santo Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Fórum debaterá gestão de resíduos sólidos no Espírito Santo
Início do conteúdo da página

Fórum debaterá gestão de resíduos sólidos no Espírito Santo

Publicado: Terça, 04 de Mai de 2021, 17h30 | Última atualização em Quarta, 05 de Mai de 2021, 16h35

Ifes é um dos apoiadores do evento, que acontece no dia 20 de maio.

No dia 20 de maio, gestores públicos, acadêmicos, parlamentares, empresários e sociedade civil discutirão soluções práticas para a gestão do lixo no Espírito Santo. O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) promoverá o Fórum Estadual Lixo Zero. O evento pretende trazer para o estado uma nova mentalidade de redução ou eliminação completa de resíduos sólidos. A programação será transmitida pelo canal da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) no YouTube e pela TV Assembleia.

Serão quatro horas de conteúdo, a partir das 14h. A programação é dividida em blocos temáticos, com palestras sobre reciclagem, educação, compostagem, reuso, políticas públicas e legislações. Também haverá apresentação de casos de sucesso estaduais para inspirar outras boas iniciativas.

O evento tem o apoio da Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras e Coleta de Esgoto do Espírito Santo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A organização é do Coletivo Lixo Zero Vix.

“Cerca de 30% do orçamento dos governos municipais é destinado à coleta e tratamento dos resíduos sólidos. O recurso poderia estar sendo empregado em novas escolas, espaços culturais, hospitais e locais para o lazer da população. É um dinheiro que está, literalmente, sendo jogado no lixo”, afirma o presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini.

O Fórum ocorrerá, paralelamente, em outras Unidades da Federação, ao longo do mês de maio, formando uma rede de debates estaduais e regionais em torno do tema. Nos dias 22, 23 e 24 de junho, o conceito Lixo Zero ganhará uma repercussão ainda maior, com a realização do Congresso Internacional Cidade Lixo Zero.

O Congresso agregará à pauta dos resíduos sólidos a experiência de outros países – como Itália, Suécia, Espanha, onde foram testadas e validadas as propostas de redução e eliminação de lixo em diversas cidades. A inscrição também será gratuita e a transmissão será por plataforma online.

O conceito Lixo Zero
É uma meta para guiar pessoas e instituições a mudarem as práticas para incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A partir de premissas éticas, econômicas e eficientes, a metodologia promove maneiras específicas de cuidar dos resíduos que jogamos fora. Também propõe medidas de ação pública e privada que minimizem os impactos do aquecimento global.

Instituto Lixo Zero
Uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país. Fundado em 2010, O ILZB representa o Brasil na ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo. Possui como objetivos promover e gerir a responsabilidade social na geração de resíduos ao incentivar e coordenar organizações e indivíduos sobre gestão adequada e promover o conceito e os princípios de Lixo Zero, bem como capacitar profissionais e certificar o cumprimento da Meta Lixo Zero por empresas, instituições e comunidades.

Serviço

Fórum Estadual Lixo Zero
Data: 20 de maio
Horário: de 14h às 18h
Gratuito
Transmissão online pela TV Assembleia e pelo canal da Ales no YouTube
Mais informações: instagram.com/forumlixozeroes

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Lixo Zero Brasil

registrado em:
Fim do conteúdo da página