Ifes e Act!on desenvolvem programa de capacitação em programação para jovens e adultos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes e Act!on desenvolvem programa de capacitação em programação para jovens e adultos
Início do conteúdo da página

Ifes e Act!on desenvolvem programa de capacitação em programação para jovens e adultos

Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 15h04 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 17h58

Os programas são iniciativas desenvolvidas pela Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) junto com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que é o executor do processo de formação.



Ambos os programas: Programe-se e Reprograme-se, são gratuitos e com público alvo focado em pessoas que necessitam se profissionalizar e não possuem condições de pagar por uma formação.

Programe-se

Serão ofertadas 550 vagas, aproximadamente, para uma formação com duração de dois semestres, sendo 40 % da carga horária presencial e 60% a distância. A expectativa é desenvolver nos alunos o interesse na área de Tecnologia da Informação (TI).

A formação deste programa é para preparar programadores de software, e para isso, serão utilizadas variadas abordagens pedagógicas como, robótica e jogos digitais. A ideia é inserir os jovens estudantes, em estágio inicial de formação, no mercado de tecnologia; o que mais emprega no Estado e que oferece altos salários.

Vale lembrar que, no Programe-se, a formação da turma de alunos se dará por intermédio da parceria da unidade do Ifes, executora da formação, e a escola pública parceira.
A previsão inicial é que o Programe-se atenda os municípios de Alegre, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, São Mateus e Guarapari, sendo este último núcleo com duas turmas, com uma exclusiva para as meninas.

Reprograme-se

100% gratuito e executado de forma on-line, o programa conta com apoio e orientações presenciais, quando necessário, nos polos de atendimento dos municípios contemplados no Reprograma-se. O programa tem o foco em profissionalizar ou reprofissionalizar jovens e adultos, sem limite de idade, que já passaram pelo ensino médio, ou mesmo queiram mudar de área em busca de melhores oportunidades.

São 1.140 vagas ofertadas na primeira oferta e mais 1140 vagas na segunda oferta do projeto, totalizando 2.280 vagas para 16 municípios: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

O Reprograme-se terá um acompanhamento intensivo de tutores e monitores para orientações e contribuições na evolução dos alunos. A aposta da Act!on é que grande parte dos alunos sejam absorvidos pelo mercado capixaba, com a expectativa salarial que pode chegar a mais de R$ 5.000,00 em alguns poucos anos.

“Nós, da Diretoria da Act!on, estamos muito felizes em anunciar o Programe-se e o Reprograme-se. Foram mais de 2 anos de trabalho investidos na estruturação dos programas para atender às necessidades do setor de tecnologia do Espírito Santo e, principalmente, das nossas empresas associadas”, pontua Emílio Barbosa, diretor-presidente da Act!on.

Os programas contam com toda experiência e competência do Ifes, uma instituição reconhecidamente de excelência na formação profissional, elaborando e executando as formações. Conta com a liderança dos professores Jadir José Perla, Reitor, Lodovico Ortlieb, Pró-reitor de Extensão, e Renato Tanure, Presidente da Facto e Pró-reitor de Extensão durante a formatação dos programas, além de uma equipe de especialistas em programas de formação tecnológica.

Além da Prefeitura Municipal de Colatina, por intermédio do Secretário de Ciência e Tecnologia, José Antônio Bof Buffon, que está apoiando financeiramente a execução do Programe-se em sua região. Já o Reprograma-se será realizado pelo Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim com parceria com os polos municipais da Universidade Aberta do Brasil.

Os dois programas contam com apoio do Deputado Felipe Rigoni, por meio da indicação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões.


O evento de lançamento do programa será hoje (6) para lançar o programa e divulgar as datas de início das inscrições e das aulas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página