Ifes realiza lançamento do planejamento estratégico da Cidade da Inovação
Evento foi realizado no auditório do Sebrae, em Vitória.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) fez nesta sexta-feira (1º) o lançamento do planejamento estratégico da Cidade da Inovação. O evento foi realizado no auditório do Sebrae-ES, em Vitória, e contou com a participação de representantes de diversos órgãos governamentais e empresas, além de ter transmissão pelo YouTube do Ifes.
Cidade da Inovação é o nome da nova unidade do Ifes que funcionará nos antigos Galpões do IBC, em Jardim da Penha, e será destinada ao desenvolvimento de programas, ações e projetos de pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. A Cidade foi concebida para articular empresas e empreendedores, governos e academia, em esforços coletivos voltados à elevação da produtividade e competitividade da economia do Estado, com inclusão social e geração de trabalho e renda.
Na abertura do evento, compuseram a mesa de honra o reitor do Ifes, Jadir Pela; o diretor do Sebrae, José Eugênio Vieira; o coordenador da Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap), Angelo Delcaro; o presidente do Crea-ES, Jorge Silva; o prefeito de Viana, Wanderson Bueno; o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha; e o subsecretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Arantes.
O consultor Peter Dostler, representante da Steinbeis-SIBE do Brasil – instituição parceira do Ifes que ofertou a formação para o planejamento estratégico da Cidade da Inovação – apresentou o conceito desenvolvido para o projeto. Ele lembrou que a formação e o planejamento estratégico envolveram toda a gestão do Instituto, com etapas que tiveram a participação de até 150 pessoas, e apontou que a Cidade da Inovação possibilitará o acesso a redes de tecnologia e conhecimento do mundo inteiro. “Não tem nada que se compara a este projeto no Brasil”, enfatizou.
A internacionalização também foi destacada pelo reitor do Ifes, Jadir Pela, que registrou a grandiosidade do projeto e do momento de lançamento da Cidade da Inovação. O reitor agradeceu as parcerias e presenças no evento, que demonstram que a instituição está articulada com a sociedade e com as organizações. “Nós do Ifes – estudantes, servidores e nossos parceiros – andamos de cabeça erguida frente aos desafios. Trabalhamos confiantes nos nossos objetivos legais e institucionais”, apontou.
O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, explicou que a próxima etapa para a implantação da Cidade da Inovação será a prospecção de parceiros e desenvolvimento do projeto de engenharia, algo que deve se desenrolar até o final de 2022. A intenção é de que as obras para ocupação do espaço sejam iniciadas em 2023.
Redes Sociais