Ifes promove evento sobre Living Labs
Os participantes vão conhecer os conceitos da metodologia Living Lab e discutir sua implementação no Ifes.
As pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes promovem, no dia 23 de setembro, um evento sobre a metodologia Living Lab, no auditório da Reitoria, das 9h30min às 12h. O evento pretende apresentar os conceitos da metodologia Living Lab e sua trajetória, além de discutir sua implementação no Ifes.
Os Living Labs são ambientes de inovação aberta e têm como proposta uma nova forma de abordar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação por meio de cooperação entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, usuários e governo. A experiência de Living Labs teve início na União Europeia, em 2006, e chegou ao Brasil em 2010.
A realização do evento foi sugerida em uma reunião com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes, com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – Sect e com o presidente da Rede Europeia de Living Lab, Álvaro de Oliveira.
A professora Miriam Magdala, do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e coordenadora do Living Lab Habitat, foi convidada para apresentar sua experiência com a metodologia no Espírito Santo. A Rede Living Lab Habitat, formada por instituições do estado, inclusive pelo Ifes, tem como objetivos desenvolver e implantar tecnologias amigáveis ao meio ambiente para moradias na área urbana e rural.
Outro convidado é o presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, que falará de sua experiência como coordenador do Living Lab Espírito Santo Cidadania Digital e como coordenador da European Network of Living Labs – EnoLL.
Os interessados em participar podem se inscrever, até 18 de setembro, pela Internet. Será emitido certificado de participação.
Redes Sociais