Manutenção e Suporte em Informática
Perfil do Profissional
O Técnico em Manutenção e Suporte em Informática será habilitado para:
- Realizar montagem, diagnóstico, manutenção e instalação de computadores.
- Instalar e configurar software (sistema operacional e aplicativos) para desktop e servidores.
- Realizar instalação e manutenção de redes de computadores.
- Realizar manutenção preventiva e corretiva de computadores e periféricos.
- Prestar assistência técnica aos usuários em relação à utilização dos serviços de TI.
- Auxiliar nas atividades de infraestrutura de TI, mantendo a disponibilidade de sistemas.
- Prestar suporte ao ambiente interno, à instalação e configuração de sistemas operacionais, de redes e impressoras.
- Identificar problemas e/ou dificuldades de acesso e utilização de aplicações.
- Acompanhar e avaliar os níveis de serviços prestados.
- Analisar a requisição ou o problema apresentado, identificando a complexidade técnica para atuar na solução e direcionar para atendimento de acordo com nível técnico correspondente.
- Verificar os sistemas das requisições e incidentes na fila de atendimento e analisar a prioridade conforme a urgência de cada caso.
- Detectar e diagnosticar os sintomas apresentados pelo equipamento de um solicitante, fisicamente ou virtualmente, verificando as condições de funcionamento das instalações físicas e do sistema, para tomar as providências necessárias de acordo com o problema apresentado.
- Responder pela organização e controle de peças e equipamentos quando retirados do estoque, controlando a logística e movimentação deles.
- Configurar equipamentos para novos funcionários ou postos de trabalho, registrando os dados (protocolos de identificação, e-mail, perfil, dispositivos móveis) no equipamento destinado ao funcionário.
- Realizar constante manutenção nos equipamentos, substituindo componentes/periféricos quando necessário, visando a garantir o funcionamento adequado.
- Recolher equipamentos usados (que não serão mais utilizados pelos funcionários), realizar a formatação e substituição de peças, otimizando o hardware (upgrade) com o objetivo de disponibilizar o equipamento a outro colaborador.
- Estabelecer comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigir documentação técnica e organizar o local de trabalho.
Campo de Atuação
Locais e ambientes de trabalho:
- Empresas de tecnologia da informação e comunicação
- Empresas de telecomunicações
- Prestação de serviços
- Indústrias
- Comércio e consultorias
- Centros de pesquisa em qualquer área
- Profissional autônomo
- Órgãos públicos
- Setor acadêmico
(Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos)
Campi em que o curso é ofertado
Campus Colatina
Forma de oferta
Concomitante
Modalidade
Presencial
Turno
Noturno
Duração
3 semestres
Carga horária
1.000 horas
Ato de autorização
Resoluções CS nº 27/2017 e CS nº 8/2020
Vagas
32
Campus Serra
Forma de oferta
Articulada Concomitante
Modalidade
Presencial
Turno
Noturno
Duração
1,5 ano
Carga horária
1.200 horas
Ato de autorização
Resolução CS nº 46/2015
Vagas
32
Redes Sociais