Manutenção e Suporte em Informática Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Cursos > Técnico > Manutenção e Suporte em Informática
Início do conteúdo da página

Manutenção e Suporte em Informática

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2011, 13h30 | Última atualização em Quarta, 12 de Mai de 2021, 09h57

Perfil do Profissional

O Técnico em Manutenção e Suporte em Informática será habilitado para:

- Realizar montagem, diagnóstico, manutenção e instalação de computadores.
- Instalar e configurar software (sistema operacional e aplicativos) para desktop e servidores.
- Realizar instalação e manutenção de redes de computadores.
- Realizar manutenção preventiva e corretiva de computadores e periféricos.
- Prestar assistência técnica aos usuários em relação à utilização dos serviços de TI.
- Auxiliar nas atividades de infraestrutura de TI, mantendo a disponibilidade de sistemas.
- Prestar suporte ao ambiente interno, à instalação e configuração de sistemas operacionais, de redes e impressoras.
- Identificar problemas e/ou dificuldades de acesso e utilização de aplicações.
- Acompanhar e avaliar os níveis de serviços prestados.
- Analisar a requisição ou o problema apresentado, identificando a complexidade técnica para atuar na solução e direcionar para atendimento de acordo com nível técnico correspondente.
- Verificar os sistemas das requisições e incidentes na fila de atendimento e analisar a prioridade conforme a urgência de cada caso.
- Detectar e diagnosticar os sintomas apresentados pelo equipamento de um solicitante, fisicamente ou virtualmente, verificando as condições de funcionamento das instalações físicas e do sistema, para tomar as providências necessárias de acordo com o problema apresentado.
- Responder pela organização e controle de peças e equipamentos quando retirados do estoque, controlando a logística e movimentação deles.
- Configurar equipamentos para novos funcionários ou postos de trabalho, registrando os dados (protocolos de identificação, e-mail, perfil, dispositivos móveis) no equipamento destinado ao funcionário.
- Realizar constante manutenção nos equipamentos, substituindo componentes/periféricos quando necessário, visando a garantir o funcionamento adequado.
- Recolher equipamentos usados (que não serão mais utilizados pelos funcionários), realizar a formatação e substituição de peças, otimizando o hardware (upgrade) com o objetivo de disponibilizar o equipamento a outro colaborador.
- Estabelecer comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigir documentação técnica e organizar o local de trabalho.

Campo de Atuação

Locais e ambientes de trabalho:

- Empresas de tecnologia da informação e comunicação
- Empresas de telecomunicações
- Prestação de serviços
- Indústrias
- Comércio e consultorias
- Centros de pesquisa em qualquer área
- Profissional autônomo
- Órgãos públicos
- Setor acadêmico

(Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos)

Campi em que o curso é ofertado

Campus Colatina

Forma de oferta
Concomitante

Modalidade
Presencial

Turno
Noturno

Duração
3 semestres

Carga horária
1.000 horas

Ato de autorização
Resoluções CS nº 27/2017 e CS nº 8/2020

Vagas
32

Projeto Pedagógico do Curso 

Matriz Curricular

Campus Serra

Forma de oferta
Articulada Concomitante

Modalidade
Presencial

Turno
Noturno

Duração
1,5 ano

Carga horária
1.200 horas

Ato de autorização
Resolução CS nº 46/2015

Vagas
32

Projeto Pedagógico do Curso

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página